Vamos lá, primeira coisa: pelo google, podemos ver a definição de desconforto como “ausência de conforto, comodidade”. Partindo dessa definição, podemos falar com clareza: Não, não teremos uma vida saudável (em seus diversos pilares) sem enfrentarmos desconforto.
“Ah, mas eu não quero o desconforto!” – Tudo bem, é uma escolha e um direito, mas que como todas terá suas próprias consequências. Está tudo bem, pois nenhum adulto é obrigado a seguir isso. Ele tem a informação e escolhe.
Mas para quem decide buscar isso é muito importante entender que sim, temos que aprender a tolerar e a lidar com o desconforto. Na terapia, será lidar com nossas angústias. No exercício físico, com o próprio esforço de ir, com as dores durante e pós exercício. Com a alimentação, em abrir mão de querer comer só o que é gostoso e não comer o que é necessário.
Ter essa consciência não irá amenizar todo seu processo, mas já te prepara para quando esses momentos acontecerem. Além do fato de que você irá colher seus próprios frutos nesse processo.
Desconfie do que parece muito fácil. A vida não funciona dessa forma.